
O advogado e dirigente estadual do PDT, Carlos Brasileiro, representou o partido na cerimônia de abertura da Exposibram Bahia 2025, realizada nesta segunda-feira (27), no Centro de Convenções de Salvador. Considerada a maior feira de mineração da América Latina, a Exposibram é promovida pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e reúne, até o dia 30, as principais lideranças políticas e empresariais do setor.
Ao lado do governador Jerônimo Rodrigues, Carlos destacou a importância de a Bahia sediar um evento desse porte, que consolida o estado como protagonista da nova fronteira mineral brasileira. Também estiveram presentes Henrique Carballal, presidente da CBPM; Raul Jungmann, diretor-presidente do IBRAM; Fausto Franco, empresário e ex-secretário de Turismo da Bahia; deputados estaduais, parlamentares federais de diversos estados, secretários do governo estadual e CEOs de grandes empresas, como a Vale.
Durante o evento, o pedetista ressaltou o papel histórico e estratégico da mineração como vetor de desenvolvimento nacional:
“A mineração, quando bem conduzida, impulsiona a indústria, gera empregos qualificados e distribui riqueza. O PDT tem uma longa tradição de defesa da industrialização e do desenvolvimento nacional, iniciada ainda no governo Getúlio Vargas, que criou a Vale do Rio Doce e a Companhia Siderúrgica Nacional. É esse legado de um Estado que planeja e investe em seu povo que deve orientar a Bahia neste novo ciclo de oportunidades.”
Carlos Brasileiro também defendeu que o avanço do setor ocorra com responsabilidade e compromisso social:
“O crescimento da mineração precisa ser sustentável e inclusivo, com preservação ambiental e partilha justa da riqueza e do conhecimento. Esse é o caminho para que a Bahia contribua com a transição energética e para que o Estado atue como indutor do desenvolvimento que melhora a vida das pessoas.”
A realização da Exposibram em Salvador foi celebrada como símbolo da força da economia baiana e do ambiente favorável à inovação e aos investimentos promovido pelo governo Jerônimo Rodrigues. A programação do evento se estende até quinta-feira (30), com painéis, rodadas de negócios, exposições tecnológicas e debates sobre transição energética, mineração sustentável e oportunidades de investimento no Nordeste e em todo o país.